terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A gente só acerta o alvo quando tem um foco. Atirar no escuro é dar chance de atingir o erro. É o mesmo que colocar nas mãos do acaso um peso maior do que ele pode suportar.
(M.C.)

Tudo NOVO de NOVO!



Não deixo que as minhas esperanças morram, quando as folhas secam ou quando o dia se vai. Vez ou outra, a gente se depara mesmo com essas épocas de outono astral. Não deixar a peteca cair e as forças esgotarem é o desafio que eu aceito todos os dias, mesmo que, muitas vezes, o Mundo diga não. Não importa! Existe, em mim, uma certeza que não me deixa fraquejar. Não há o que não possa ser pintado de verde para ter mais cara de esperança ou situação complicada que não se torne mais fácil com um sorriso ou um susurro de "Eu sou capaz. Quantas outras já não venci?". E que assim seja! Dias nublados vêm para contrastar esse sol que, a cada dia, irradia mais forte a luz que existe dentro de mim. Não é só sorte, meu bem, é Deus!

(M.C.)

Amor não é pra quem quer, é pra quem vive!



Para falar de amor, eu conheço muita gente. E para viver? São poucos aqueles que estão de peito aberto e preocupados com algo além do que os interessa. Amor é consequência de renúncias, coragem e compromisso por parte de quem escolhe, entre tanta gente avulsa e solitária, querer e ser de alguém todos os dias. O amor é para quem se permite, mesmo com medo de sofrer e não é pra quem sabe fazer versos, discar o número da floricultura ou pra quem vive dizendo "eu te amo" aos quatro ventos. O verdadeiro amor renasce das cinzas, ressurge das brigas e escapa do ciúme. É por conviver com amores imaturos que eu valorizo aqueles que aprenderam a esperar a maturidade, que só chega com o tempo. Amor nunca foi para criança, mesmo que estas tenham crescido. Para isso, existem os brinquedos. Com gente, ama-se ou deixa partir.

(M.C.)
Você até pode ter um coração mole, mas a armadura tem que ser impenetrável. Observar tudo, falar pouco e absorver o que interessa. Esse é o segredo dos fortes.
(M.C.)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Doce nostalgia


Deu vontade de voltar o tempo até alcançar as minhas vontades adiadas, os meus sonhos empoeirados, minhas pequenas responsabilidades e meu Mundo colorido. Agora, que as coisas não se limitam ao meu mundo imaginário e às coisas que estão ao alcance das minhas pequenas mãos, me disseram que eu cresci. Não me dei conta do tempo que passou e das coisas que mudaram, mesmo que meu corpo não caiba mais nas minhas roupinhas cor-de-rosa  e que as bonecas tenham ficado para trás. Me disseram que as pessoas mentem e que não são mais aquelas mentirinhas que a gente contava para não levar bronca da mãe. Eu tinha vontade de mudar o Mundo e de ser "gente grande", sem deixar de ser pequena. Agora, só restou saudade. Saudade da magia de um tempo que não volta mais, mesmo que a gente queira e acredite que tudo pode ser como brincadeira de criança. Saudade de brincar de "faz de conta" e inventar mil maneiras de ser feliz. Eu tenho saudade dos sorrisos sem motivo, das brigas que sempre acabavam com um abraço, da inocência que me fazia ver tudo mais bonito e encantador. Eu nunca entendi por quê a gente tem que deixar de ser criança. Hoje, eu te entendo, Peter Pan.

(M.C.)


Eu não preciso que me digam o caminho, pois a vida sempre se encarregou de me mostrar o rumo que devo tomar. Eu preciso que me digam "Eu vou contigo!", sem cobranças e expectativas exacerbadas, pois é sempre aí que a gente erra. Erra por querer demais de quem que é "de menos". Erra por achar que felicidade vem de fora e trazida por um outro alguém, igualzinho às cartas. Não! Não é assim que se vive e, tampouco, se vive feliz. Após longos anos de caminhada, eu só quero que a bagagem seja leve e que a companhia seja boa. Prefiro passos pequenos e firmes aos apressados e incertos. Não importa quanto tempo a gente leva pra concluir o caminho, o que interessa é saber que, de mãos dadas ou não, é preciso saber caminhar, persistir, continuar.

(M.C.)

O que os olhos não vêem o coração REALMENTE não sente?


Que peso tem a beleza para você? É inegável que o belo chama mais atenção, mas até onde a aparência pode nos levar? O fato é que nossos olhos se encantam muito mais rápido que o nosso coração. Percebemos, no primeiro momento, aquilo que é mais atraente e, só então, damos importância (ou não) aquilo que vem depois. É nessa base frágil que se sustentam milhares e milhares de relações. Procuramos no outro aquilo que nos enche os olhos, mas raramente estamos dispostos a priorizar o que vem do coração. Beleza não é garantia de bom caráter. Devemos enxergar nas pessoas aquilo que fica quando o encantamento derruba todas máscaras e só resta aquilo que é real, verdadeiro e concreto. Não escolha pessoas e afetos pela casca, se quer merecer o conteúdo. No Mundo em que muitos frascos são bonitos, poucas são as essências que aindam prestam.       

(M.C.)                          


Quando a distância e o cansaço parecem maiores e mais fortes que a nossa coragem, não é a desistência que nos traz o alívio. Repousa os teus pés e o teu coração na certeza da chegada. Três F's: força, fé e foco!

(M.C.)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O carnaval acabou?



Pra você que fica adiando a felicidade, aí vai uma dica: permita-se! Saia mais, diga tudo que quer, faça tudo que tem vontade, aproveite TUDO, mas não fique só no "se". Que a tua vida não seja feita de quase's ou de ensaios. Não deixe que a alegria tome conta do seu corpo apenas no carnaval. Alegria, de fato, não dura apenas quatro dias. Que as coisas boas da sua vida e do seu cotidiano ultrapassem a quarta-feira de cinzas e cheguem até a sua alma. Que você encontre, dia após dia, motivos para dizer que valeu a pena e que tudo poderia ser feito de novo. Seja intensa, afinal, a vida é uma só, mas as chances, minha amiga, são muitas... e começam agora!

(M.C.)

sábado, 18 de fevereiro de 2012


Fazer a diferença e ser notado pelo que é e não pelo que tem é para poucos. São esses que tem a minha admiração! Só precisa se encher de brilho quem não nasceu reluzente.

(M.C.)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dê uma chance ao seu coração e ao seu destino de vivenciar o novo. Permita-se, sem calcular o que pode ou não dar certo. Seja corajosa e guerreira como você sempre foi e será. A vida é mesmo feita de escolhas: um passo atrás ou um passo à frente. Passado e futuro. Você pode até dizer que não deu certo, mas se envergonhe de dizer "eu não tentei".
(M.C.)
O problema não está nas decepções, mas no fato de insistirmos em reciclar pessoas e situações nocivas ao nosso bem-estar. É "vivendo e aprendendo" e não "apanhando e sobrevivendo".
(M.C.)

Espécie em extinção



Tá faltando homem para mandar flores, sem precisar de algum motivo em especial; tá faltando homem para abrir a porta do carro, servir o jantar e pagar a conta (do primeiro encontro, no mínimo); tá faltando homens para oferecer a camisa ou um abraço quando estivermos com frio; tá faltando homem para dizer o quanto somos lindas e únicas, mesmo em dias de TPM; tá faltando homem para oferecer e pensar em algo além de sexo; tá faltando homem para entender que falar de preços e gastos conosco é inadmissível e ridículo; tá faltando homem para ceder o assento no ônibus e os sapatos quando os nossos estiverem machucando; tá faltando homem para trocar o futebol pela nossa companhia; tá faltando homem para reconhecer o valor de uma mulher; tá faltando homem para que a gente possa se orgulhar e chamar de "meu"; tá faltando homem para fazer valer um relacionamento qualquer; tá faltando homem para lembrar que a intimidade não lhe dá o direito, em hipótese alguma, de ser grosso, mal educado e sem modos; tá faltando homem para ser algo além de um passatempo; tá faltando homem para entender que nós, mulheres, gostamos de ser paparicadas e surpreendidas; tá faltando homem para roubar um beijo ou um sorriso quando estivermos com raiva; tá faltando homem para entender que nós sempre seremos mais sentimentais e frágeis que vocês; tá faltando homem para entender que não gostamos de ser chamadas de "nega" ou "novinha"; tá faltando homem para se tocar que, quando estamos falando com eles, eles não devem, em hipótese alguma, desviar a atenção do que estamos falando; tá faltando homem para nos apresentar aos amigos e à família; tá faltando homem para entender que músculos não são nada perto de um caráter definido; tá faltando homem para perceber e se tocar que sua masculinidade não está apenas em seu corpo, mas em suas atitudes; tá faltando homem para assumir o que sente; tá faltando homem para entender que ser "macho" é muito mais do que dar prazer; tá faltando homem para amar, ao invés de gostar; tá faltando homem para compreender que um cara inteligente não troca uma vida por uma noite; tá faltando homem para entender que quem trai sempre sairá perdendo, agora ou em um futuro próximo; tá faltando homem para perceber que ser maduro é muito mais interessante do que ser menino. Gentileza, educação e cavalheirismo são como preto e jeans: nunca saem de moda!

(Marílya Caroline)

Espaço Brasil: Injustiça


Fica cada vez mais difícil idealizar um país mais seguro e justo quando nos deparamos com imagens assim. Onde se perdeu a possibilidade de acreditar em um Mundo melhor, se quem deveria zelar por isso escolhe oprimir os inocentes? Já chega! Não podemos fechar os olhos e fingir que está tudo certo, por que não está! A Polícia tem que trabalhar a favor da sociedade e não contra ela. Corrupção já basta em Brasília! O problema é que poucos estão aptos a fazer o que é certo, quando uma ordem parece ser mais importante que os valores. Algemas, spray's e punições devem ser aplicadas aos infratores e bandidos, que agem certos da impunidade. Crianças, mulheres e cidadãos carentes não podem mais ter medo daqueles que são treinados para garantir os seus direitos. Até quando irão confundir pobreza com bandidagem? Não dá pra gente fingir que nada está acontecendo. Não dá para a posse de uma farda ou de uma pseudo-soberania justicar atitudes como essa. A segurança é um direito nosso. O respeito ao outro é um dever de todos. Os bandidos não são apenas os que matam, roubam e estupram, como também aqueles que deveriam combater a violência, mas escolhem praticá-la.

(M.C.)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


Vim agradecer todo o prestígio e o carinho de vocês com o bloguito, que é tão meu quanto de quem acompanha, torce e admira. Inicialmente, tinha tudo para ser um espaço íntimo, só para postar meus textos e pensamentos que, até então, eram desconhecidos de muitos. Com a divulgação entre amigos e pessoas queridas, alcancei mais de 3.000 visualizações em pouquíssimos meses, o que tem aumentado a minha vontade de escrever e compartilhar com vocês. Continuem me visitando, viu?! Conto com vocês para comentários, críticas e sugestões!

Beijos,
Marílya Caroline.

Manual de instruções




Não deixo faltar amor nas coisas que me cercam e vontade nas metas que eu traço. Não deixo pequenas coisas tomarem o lugar do meu sorriso que é largo, merecido e verdadeiro. Não deixo que meus problemas sejam maiores do que minhas conquistas, nem que as decepções me roubem essa vontade de ver o Mundo com os olhos de criança. Não deixo que me digam que não vale a pena e que não vai dar certo. Não deixo que a agitação dos meus dias me roube o tempo de falar e agradecer a Deus por mais uma batalha vencida. Não perco a fé, não perco a raça. Não me perco em meio à tantas coisas. Não permito que se percam por mim. Não permito que o banal me ofusque o necessário e que o efêmero tome o lugar do eterno. Não sou de quem me quer apenas por um momento e não cultivo falsidade no meu quintal. Não me contento com meias verdades e não me alimento de palavras. Se adquiriu o produto, saiba manuseá-lo. Se me quer, que seja inteira!

(M.C.)

Espaço Brasil: Violência



Até onde estamos realmente interessados em resolver os problemas que nos cercam? O facebook está cheio de pessoas indignadas com as barbaridades cotidianas, que a mídia faz questão de expôr. O véu foi rasgado e o nosso direito de ir e vir está comprometido pelo perigo que nos cerca, mesmo que estejamos em casa. Muros, alarmes e câmeras já não inibem a ação dos bandidos. Por trocados, estão nos privando do direito de viver; drogas determinam quanto vale a nossa vida e o que possuímos passou a ser mais importante do que o que nós somos. E, no final das contas, nada está sendo feito para mudar essa realidade. Nossa indignação se restringe às redes sociais e nossos braços continuam cruzados. Crimes bárbaros como o assassinato de Eloá, do paraibano Bruno Ernesto e de Queimadas serão apenas fruto de uma revolta que não sai do "papel" e logo será esquecida, pois não estamos acostumados a lutar pelo que nos atinge. Até quando? A lei tem que punir e a paz tem que reinar. Indignação passiva não muda uma realidade sangrenta. O que nos cabe, enquanto cidadãos, é escolher quem pode ou não nos representar perante a lei, a fim de mudar essa Constituição, madrasta dos filhos desta Nação. Eu não quero ver mais sangue inocente derramado em vão. Se alguma bandeira deve ser hasteada, que seja a da paz!

(M. C.)

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Homens, o que pensamos de vocês...



Um cara não se torna menos homem por reconhecer o valor de uma mulher. Homens de verdade dizem que amam, dão carinho, apoio e até choram pela mulher amada, sem deixar que a sua masculinidade seja abalada por isso. Nos dias de hoje, o clichê "quem não dá assistência, abre espaço para concorrência" está cada vez mais válido. Para que uma pessoa queira estar ao lado da outra, é preciso que ambas se conheçam, se desejem e me amem. Um homem com "H" maiúsculo é aquele capaz de ser sensível sem deixar de ser seguro. Machismo e masculinidade são coisas diferentes. Nós, mulheres, não estamos mais no tempo das cavernas, embora alguns homens insistam em achar que gostamos mesmo é de quem nos maltrata. Errado! Só os leigos abrem a boca para dizer uma barbaridade dessa. Uma mulher se encanta pelo homem que a faça sentir segura e que saiba desempenhar o papel de amigo, companheiro e eterno namorado, antes de qualquer outra coisa. Estamos esperando mais de vocês do que muitos estão preparados para dar e é por isso que surge a desculpa de que só valorizamos quem não presta. O quanto você acha que vale? Talvez não esteja havendo nenhum esforço por parte da classe masculina para melhorar essa visão machista, que já saiu de moda há muito tempo. Um homem pode ser admirado pelo seu belo corpo, mas eu continuo preferindo aqueles que tem um caráter mais envolvente do que todo o resto, que perde a graça quando o encanto vai embora. Muitos se empenham em ter músculos, mas poucos sabem ser coração.

(M.C.)

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Hoje, vim dizer que te amo.


Se você tem medo de perder alguém, diga isso hoje. Eu já vi o amanhã recuperar muitas coisas, mas não na mesma proporção com que ele rouba nossas certezas e nossos afetos. Descuidamos de quem amamos quando achamos que já garantimos a sua permanência em nossas vidas. Em uma dessas curvas da vida, muita coisa se perde da nossa vista. O que não é visto, não é lembrado. Se eu pudesse te ensinar alguma coisa, hoje, eu te diria que fizesse valer a pena. Você é dono do que tem agora, mas não pode controlar o que virá ou partirá depois.
(M.C.)

Quando as forças esgotam...


Entreguei a Deus o peso que não aguentava mais carregar nas costas. Ofertei também um pacotinho de sonhos e planos, embrulhados em uma vontade do tamanho do Mundo de que tudo dê certo e que o final seja, de fato, feliz para todo mundo. Confesso que tenho andado meio desiludida com quem me cerca e com o que não tem dado certo. Vez ou outra, paro à beira do caminho e me ponho a pensar se realmente vale a pena caminhar tanto, sem saber onde chegar. Deus tem sido meu alento, mesmo quando as perguntas parecem mais concretas que as respostas. A única coisa que eu sei é que eu nunca me permiti parar, mesmo quando minhas pernas fraquejaram e meu corpo pedia descanso. A vida é mesmo uma seleção dos mais fortes. Não sei se sou feita de lata ou de carne, mas tenho certeza de que sou feita de fé. A fé que me levanta e a fé que Deus tem em mim. A vitória é só uma questão de persistência. Quando os obstáculos ousam me amedrontar, eu lembro da força ainda maior que me faz seguir e venço, uma vez mais. Estou me esforçando para ser mais forte e perseverante. Mesmo que as circunstâncias digam que não, meu Deus sempre diz que sim. Eu acredito na vitória. Que outra explicação poderia justificar a minha chegada até aqui?

(M.C.)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Máscaras



Eu fico imaginando o quanto seria bom viver como a gente a faz questão de mostrar que é. Com a chegada do Carnaval, percebo que muitas máscaras saem das gavetas  e escondem o nosso rosto. E as máscaras que usamos todos os dias? Por mais que não saibamos, estamos sempre trajando fantasias que não são nossas, seja para colorir o que está cinza ou para agradar quem precisa nos ver fantasiados de alegria, frescor e beleza. Por mais que eu ame as cores e a folia, não dá para viver pintado sempre. As pessoas precisam amar a nossa face limpa e não os adornos que nos dão brilho e cor. Já pensou em quantos personagens você precisou encarnar para agradar o outro? Não se iluda! Quem te ama e te conhece não precisa te ver mascarado. Não precisamos de adornos e máscaras. Quem realmente se importa quer te ver feliz.  Felicidade não vive de aparências.

(M.C.)

Eu também acredito em dias melhores, mas não com os olhos vendados, como antes. Tenho saudade do meu tempo de fantasiar as situações e colorir o Mundo, mas abandonei as bonecas e joguinhos quando descobri que bom mesmo é brincar de ser gente. Eu quero acreditar e receber das pessoas a mesma proporção que eu ofereço. Não dá para aceitar migalhas a vida toda e, cedo ou tarde, a gente escolhe, acolhe e colhe aquilo que é, de fato, da gente. Não adianta olhar para trás, apagar ou fingir que esqueceu. Quando as coisas tem que acontecer, elas simplesmente acontecem. Já reparou? O equilíbrio entre o que se quer e o que se tem vem com o tempo. Todo o resto você tem que buscar! Até quando você vai confiar no incerto? Um segundo pode fazer a diferença. Permita-se sofrer por ter feito errado, mas não se arrependa pelo que deveria ter feito e não fez. Na maioria das vezes, a felicidade não vai bater à sua porta, mas esteja sempre pronta para abrir. Essa é a lei.

(M.C.)

Arrisque-se!


Parei de exigir grandes e rápidas mudanças e passei a investir em pequenas atitudes. Para quê servem palavras bonitas sem ações concretizadas? Arregacei as mangas e fui em busca de dias melhores. Quando o sol entra pela minha janela, eu tenho certeza que mais um dia de vitórias começou. Pensamentos positivos só atraem coisas boas, ainda mais se estiverem acompanhados de uma fé inabalável e da certeza de que sou capaz de transformar o que me cerca, ainda que seja por meio de simples gestos. As mãos, que só sabiam apedrejar, são usadas para adulbar uma nova muda de esperança, que brota do peito e se espalha pela alma. As coisas dão certo para quem se dispõe a lutar pelo que quer. Consegue o que deseja aquele que sonha, mas principalmente quem não tem medo de trocar utopia por realidade. Uma longa caminhada sempre começa com o primeiro passo. Quando você vai ter coragem de dar o seu?

(M.C.)
Queridíssimos (as), peço desculpas por não ter atualizado o blog ultimamente, mas tenho uma justificativa: minha rotina acadêmica voltou e eu estou tendo dificuldade em me organizar com os meus novos horários. Prometo recompensar minha ausência o mais rápido possível. Não deixem de visitar o blog! É tanto meu quanto de vocês.

Um beijo,
Marílya Caroline.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


E eu sempre me culpando pelo que poderia ter sido, pelo que foi e não deu certo, pelo que eu não consegui, pelo que eu fiz errado e pelo que falhou. Para compensar tudo isso, Deus nos dá um novo dia. É uma chance de recomeço, que nos convida a passar a limpo, todos os dias, o que foi rascunhado no dia anterior. Ninguém percebe o quanto Deus se preocupa em nos dizer que vale a pena tentar, ainda que a perfeição não possa ser alcançada e a felicidade, que a gente tanto busca, não seja ausência de problemas. Eu só peço a Deus um pouco mais de força e coragem para enfrentar as batalhas que eu enfrento todos os dias, sem tirar do rosto esse sorriso que me impulsiona e me dá a certeza de que posso ir mais longe. Problemas maiores que os meus existem e não são capazes de tirar o sorriso do rosto das pessoas. Que força seria capaz de arrancar o meu? Quando a fé em Deus e nos seus planos nos estabiliza, nenhum ventania é capaz de nos desequilibrar.

(M.C.)


Eu confesso que já deixei muitos dos meus sonhos nas mãos do destino ou de um outro alguém. Sempre acreditei que se for meu, virá! E nessa de esperar que as coisas cheguem, deixei de correr atrás do que poderia ter chegado mais cedo e até mesmo de cuidar bem de quem estava ao meu lado. Cuidar não significa ter ciúmes ou querer localizar. Cuidado é muito mais do que isso e sonhos foram feitos para serem batalhados, muito mais do que acolhidos. Perceberás que a vida é feita mesmo de quedas, principalmente daquelas que te ensinam onde não tropeçar. Saberás quem vale e quem nunca mereceu teu esforço, teu carinho, teu zêlo. Dá pra se arrepender de tudo, menos da oportunidade perdida e do que poderia ter sido. Acorda! Quando é que vamos perceber que a vida é só uma, de fato? Tá na hora de representar esse papel que só cabe a você mesmo. Não exerce papel de figurante quem nasceu para ser protagonista.

(M.C.)