domingo, 29 de julho de 2012

O que você tem?


Você tinha tudo para ser um cara qualquer. Era desapegado, desorganizado, mantinha um relacionamento sério com a bebida e só sabia falar fluentemente sobre futebol. Como os outros, também era bom no teatro. De cortinas abertas e platéia cheia, você gostava de encenar o conquistador. Não era por amor à profissão e tampouco pelo salário, que nunca te deu lucro algum, mas pelos aplausos. Como todo homem, você precisava ter o ego e a vaidade exaltadas para suprir a insegurança. Poucos sabiam dessa tua característica, mas eu a conhecia. Eu sei e você também sabe. Tinha a mesma pose de sempre e o mesmo jeito de se vestir. Com os amigos, costumava frequentar os mesmos lugares e usar as mesmas táticas para conquistar todos os tipos de mulheres. Com algumas dava certo e com outras nem tanto. Acho que me encaixo nessas "outras" que citei. Você tinha tudo para ser um cara como um outro qualquer. Eu poderia muito bem exercitar contigo os meus ensinamentos de como ser uma mulher desapegada e livre, mas você e eu havíamos nos tornado parecidos demais para sermos apenas um caso, como outro qualquer. Naquela noite, aconteceu a diferença. Eu não consegui te olhar como o "prato do dia" e você não me viu como "a caça da noite". Não sei porque as nossas armas falharam, se eu sempre mantive todas elas calibradas. Tentei disparar, mas deu. Falhou porquê você havia aparecido para me mostrar que eu não fui uma aluna tão aplicada na hora de aprender a não ser de ninguém. Eu precisava de um reforço e entendi isso quando você me chamou para sair, no dia seguinte, e eu aceitei. Nenhum outro homem havia arrancado de mim um "sim" com menos de algumas horas de conversa. Você só precisou me desconsertar com esse ar de "me desvenda" e eu topei. Você foi o meu desafio mais prazeroso. Ignorei o meu medo de altura e todos os outros que sempre me impediram de ir além, só pra ir contigo onde nenhum  homem havia me levado. Poxa, meses se passaram desde a minha última desilusão e eu estava quebrando todas as minhas promessas. Você não era o cara mais inteligente, tampouco o mais bonito e estiloso da festa, mas era você. Eu sabia.

(M.C.)

sábado, 28 de julho de 2012

A maior das saudades


Nos perdemos. A saudade que me toma pela mão não é de você, mas de quem você era. É ruim quando as pessoas vão embora. Confesso que, mesmo diante de tantas partidas, ainda não sei dizer adeus. Tenho ensaiado, no espelho, uma forma de fazer isso com menos dor, mas não dá. De todas as partidas, dói mais quando o que vai embora não é a realidade, mas a fantasia. Sofri demais quando você foi embora. E você se foi, mesmo estando comigo. Eu acordava sabendo que você iria me ligar, para perguntar as mesmas coisas de sempre, mesmo ciente da minha resposta. Eu sabia que nós distribuiríamos alguns sorrisos por aí, mas eles não sairiam de dentro. Nós não estávamos felizes. Eu tinha saudade de você, mesmo estando abraçada contigo. Não sinto falta do que você se tornou, mas de quem eu me apaixonei. Você costumava me olhar com mais doçura. Vez ou outra, eu até gostava de acreditar nas tuas palavras. Dos teus discursos, algo me dizia que, se não todas, ao menos algumas vírgulas se concretizariam. Quem diria, meu amor?! Eu aqui falando de distância e te vendo aqui, tão perto. Você dedicando ao futebol o tempo que era sagrado. Nossos programas eram os melhores. Tudo o que nós fazíamos era perfeito, mesmo que fosse não fazer nada. Eu gostava das nossas conversas, abraços e carinhos. Eu sinto falta de receber uma mensagem tua, só para desejar que o meu dia fosse mais lindo, como se você não soubesse que ele já era perfeito pelo simples fato de você estar na minha vida. Eu queria resgatar o nosso "para sempre". Eu queria não ter que chorar, escondida e baixinho, para você não saber que estou triste. Em outros tempos, você saberia disso só em me olhar. Tenho saudade dos nossos passeios e dos beijos mais doces. Gostava de como você me curava das dores, me arrancando um sorriso. Admirava esse teu jeito de me dizer que ficaria tudo bem. Até parece que você sabia de tudo, né?! Eu queria poder acordar e receber uma carta ou uma ligação tua. Queria que você dissesse que está voltando... Voltando para a nossa casa, para a minha vida e para o nosso amor. Eu sinto uma enorme saudade sua, mesmo sabendo que você está do meu lado e que, por descuido meu, quase pode me ouvir chorar, enquanto escrevo estas linhas. Pode ser que eu deixe, de propósito, ao alcance dos teus olhos ou pode ser que eu guarde, junto com a saudade, tudo o que não foi dito... Tudo que você deveria saber e não sabe.

(M.C.)

Nenhum tostão a mais por você


Não havia garantia, reembolso ou qualquer coisa que me fizesse apostar em você mas, ainda assim, eu apostei. Sem medo de ter prejuízo e ignorando qualquer força contrária, joguei todas as minhas fichas em você e em nós dois. Ninguém disse que daria certo, mas você me conhece. Você sabe que o sabor de desafio aumenta minha fome e era tudo que eu precisava para ir além com o meu plano de te ter comigo, como um troféu... Como uma recompensa por tudo que eu tive que passar para poder encarar o meu maior adversário: o Mundo. Seria fácil lutar com uma ou outra mulherzinha previsível. Por ter passado muita coisa nessa vida, acho que aprendi. Seria fácil ganhar e ter você para mim, mas não. Eu estava disputando você com uma legião de mulheres dispostas a fazer de tudo para te roubar de mim. Leilão de corpo, liquidação de boca, sexo à varejo e uma série de ofertas mirabolantes para te atrair. Nenhuma delas queria te dar amor. Você não sabe, mas mulher é bicho vaidoso. Você era apenas uma disputa de egos. Funciona mais ou menos como "quem pode mais". E você, tão garanhão e vivido, não sabia disso. Perdi. Não sei se foi o meu adversário o mais forte ou você o mais fraco. Mas, pela primeira vez, o perdedor foi quem saiu ganhando. Elas arremataram um enfeite barato, daqueles que a gente gosta de colecionar na estante, só para acomodar os ácaros que visitam a nossa casa. Eu ganhei a chance de apostar em coisas melhores. Você [me] perdeu.

(M.C.)

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Por você...


Eu tô pedindo a tua mão e mais cinco minutos do teu tempo. Me abraça, mas faça isso com a certeza de que eu não quero estar em outro lugar que não seja os teus braços. Adoro a tua voz, mesmo quando você insiste em cantar desafinado. Para mim, qualquer coisa que venha de você sempre será a melhor melodia. Me encante! E me mostre a diferença que eu não vi nos outros. Me olhe sem pressa e me ouça como quem não se preocupa com o tempo, que corre apressado, lá fora. Eu sabia que era você desde o dia que te conheci, mas tem sido bom confirmar a minha certeza a cada vez que você sorri e abre o céu pra mim. Ando nas nuvens, sem medo de cair, pois com você estou segura. Você foi e sempre será a pessoa que vai despertar em mim o que eu jurei não mais entregar para ninguém. Você é o dono da decisão de mudar a minha vida e eu faria isso agora, sem botar na balança a nossa história e as vantagens da solteirice. Eu largaria o Mundo, só para andar com você. Diria aos meus amigos que estou apaixonada e que eles podem abandonar a missão de me aconselhar a não me entregar tanto. Topo todos os riscos, desde que seja por você. Aceito a falta de garantia, o perigo que eu corro de despencar lá de cima e o risco de você ser indiferente aos meus desejos, mas eu não me reconheceria se não tentasse, com você, ser o que eu nunca quis ser com homem algum. Alguma coisa me dizia que tinha que ser você, mas eu não me importei em saber como e porquê. Você veio acompanhado de todas as reticências e interrogações possíveis, mas eu nunca gostei tanto de desvendar alguém como você. E vem daí o meu encantamento. Um caminho me leva até você e mil tentam me desviar dele, mas eu continuo a caminhada. Um dia a gente vai se encontrar...

(M.C.)

quinta-feira, 26 de julho de 2012


Resolvi dar um tempo. Não é de hoje que estava tentando fazer isso. Cansei de viver de urgências, como se o minuto que se passa, enquanto escrevo ou faço alguma coisa banal, não me permitisse chegar aos seguintes. Cansei de ter pressa de ter alguém e ser feliz só a partir desse encontro. Tirei férias para não me perder, em meio à tanta coisa que tem vindo antes do que pode, de fato, me fazer feliz. É um tempo sagrado. Preciso conversar um pouco e atirar palavras no espelho, só para ver se consigo aprendê-las se o reflexo jogar de volta, no meu rosto, o que tem passado despercebido. Cansei de coisas que nunca chegam, só porque eu dediquei horas e horas a esperar na janela ou sentada na porta da vida, como uma sentinela. Descobri que eu precisava honrar os planos e sonhos que tenho e não me preocupar em sonhar de novo. Que se cumpram os mais antigos e que o velho dê lugar ao novo, mas que nada fique inacabado. Deu preguiça de me esmiunçar em pedacinhos, só para ir jogando pelo caminho, na tentativa de alguém achar e trilhar os mesmos passos que eu. O encontro tem que ser espontâneo, mesmo que corra o risco de não estar bem vestida e maquiada o suficiente. Reservei um tempo para me livrar das cargas exageradas e das necessidades que já não passam de coisas antigas e empoeiradas, em alguma gaveta da minha vida. É tempo de viver sem pressa. É o momento de não esperar muito dos outros e cuidar do que pode ser. Larguei as expectativas no caminho, enquanto eu voltava para casa. Deitei a cabeça no travesseiro, mas só depois de ter tomado um banho de futuro, para me libertar desses vestígios de passado que ainda me impedem de pegar no sono antes das três horas da manhã. Após longas eras de plantão integral, cuidando para levar à diante os projetos alheios e possibilitar os desejos dos outros, resolvi trabalhar para mim. Tirei férias do Mundo.

(M.C.)

A gente também cansa do vazio. Exagero estraga qualquer relacionamento, mas não tanto quanto os espaços. Quando o outro, pelos mais diversos motivos, deixa brechas, o acaso e a vida preenchem como podem. E aí surgem as dúvidas, a insegurança e a vontade de escapar por um desses espaços. Nós somos capazes de fazer com que dê certo. O que sobra ainda permite modelagens, aperfeiçoamento e mudanças. O que não dá para ajustar é o que falta. Não dá para oferecer migalhas ou metades. O outro não merece de nós menos do que o total. Ou você se doa por inteiro ou desiste de ser generoso. Amor não é esmola. 

(M.C.)

O travesseiro não mente


Só você não entendeu as minhas tentativas. Me vesti de tua amiga, tua amante, tua companheira, tua quase-namorada e você nunca abandonou o traje de garanhão. Nós sabemos muito bem que você não tem vocação pra isso. Quando as luzes se apagam e você volta para casa, não é o cara bem vestido e galanteador que abre a porta do quarto, muito menos aquele que se esconde embaixo das cobertas e pensa quantas vezes você não soube escolher o certo. Abandonar é uma forma que você deve ter encontrado de ter a oportunidade de procurar em muitas bocas e corpos o que você não encontra em você. É por isso que você coleciona histórias, só para ter assunto na mesa do bar ou parecer mais macho diante de meia dúzia de amigos que só estão com você nos finais de semana. Você vive sempre na defensiva. Tem medo da aposta e teme a derrota. Antes que elas te deixem, você faz isso primeiro. E tenho certeza que não se satisfaz comendo de grão em grão. Tenho certeza que, em algum lugar do teu corpo, você ainda tem um coração que sente falta do apego que eu quis tanto te dar. Você é figurinha carimbada nas estações afetivas. Está sempre vagando entre quase-relacionamentos e escapadas sutis. Antes que gostem um pouco mais de você, você cai fora. Será que isso é ser fodão, meu caro? Acho que não. Se você soubesse o quão infantil você se torna, certamente não faria isso. Teus amigos acham o máximo porque são exatamente com você. Você só se dá bem com iguais. Mentir para o Mundo é fácil, mas o travesseiro sabe quem tu és. Quando tua cabeça repousa sobre ele, você se sente vazio por não lembrar o nome da vítima da noite. A bebida te serve de consolo porque enfrentar a realidade sóbrio é muito para você. Tuas costas não suportam as cargas da vida e teu coração não aprendeu a ser amado, por isso você não ama ninguém. Que culpa teria eu de não ter dado certo? Você não fez por onde. Quando a gente puxa demais a corda, ela acaba rompendo. Foi o que aconteceu com nós dois.

(M.C.)

Eu sou um poço sem água, mesmo que ainda insistam, inutilmente, em atirar o baldinho lá no fundo. O problema é que a cordinha nunca ultrapassa a metade do poço. Se não puder ir até o final, não adianta jogar o balde!

(M.C.)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Recado da Blogueira

Queridos leitores,

Gostaria de pedir que ao reproduzir meus textos nas redes sociais, blogs e afins, vocês reconheçam  a autoria. Muito do que é escrito aqui tem a ver comigo e com pessoas próximas e, por estes e outros inúmeros motivos, tenho uma verdadeira relação de afeto com o que eu escrevo. No mais, fico feliz com cada elogio das pessoas que vem me procurar e dizer que se identificam muito com  o que eu escrevo. De coração, isso só me motiva a escrever mais e mais. A intenção de desbloquear o blog para cópias foi propiciar uma maior interação com vocês e eu conto com o apoio de todos para que o espaço possa crescer. Cada letrinha disso aqui tem muito do meu sentimento e é muito bom partilhar isso com vocês. Obrigada!

Beijos,
Marílya Caroline

Ainda coloco dois pratos na mesa, o café está quente, a cama está arrumada e a porta está aberta. No dia que quiser voltar, nem precisa bater.

(M.C.)

O dito e o não dito


- Se eu te pedisse mais uma chance, o que você me diria?
- Que errei em ter dado a primeira...
- Eu não te entendo.
- Estou falando dessa tua mania de colocar um "se" antes de nós dois...
- A culpa não é só minha. Eu tentei...
- Tentou remendar o que sobrou de nós dois. O seu erro foi não ter cuidado. Depois de nos partir em pedaços, teu esforço para nos unir foi inútil. Esforço que só você diz ter feito.
- Você não lembra mais de tudo o que vivemos?
- Lembro. É em respeito às nossas memórias que eu ainda não desliguei, mas não há nada a ser dito. Acabou.
- Eu ainda te amo...
- Eu nunca deixei de te amar, mas estou me curando de todas as dores primeiro.
[...]


(M.C.)



O reencontro


[Sexta-feira à noite, dia perfeito para a concentração do bloco dos solitários. Mais uma vez, ele se arruma e vai para a balada. Ela também. Parecia uma noite como todas as outras, mas algo ali parecia diferente...] De longe, ele avistou uma mulher que chamava a atenção de todos. Esguia, elegante e extremamente delicada em cada simples gesto, a morena de pouco mais de um metro e sessenta e cinco atraía mais olhares do que qualquer outro mulherão de passarela. Nunca a vi ali.Certamente, saberia reconhecê-la. Continuei a observar. Ela estava acompanhada de alguns amigos. Não tenho certeza, mas deduzi. Alguns homens e umas outras mulheres. Eles babavam sem que tivessem receio dos olhares em volta e as amigas, por mais belas que fossem, não chegavam perto da beleza dela. Haviam tantas, naquela noite, dançando à minha frente e desfilando, como se ali não fosse uma festa qualquer e sim um desfile de egos. Elas lutavam para serem notadas. Ela reluzia. Não sei ao certo o que me fez continuar observando. Talvez tenha sido o ar da mistério que ela deixava no ar. A vi de costas. Sua sutileza e seu vestido vermelho contrastavam perfeitamente com sua pele branquinha. Era veludo. Não toquei, mas eu não tinha dúvidas. Fiquei imaginando mil maneiras de me aproximar. Pensei uma, duas, três vezes e desisti. Ela parecia inatingível demais. Quando uma mulher daquelas iria olhar para mim? Comentei com alguns amigos, que estavam na mesa, sobre a beleza dela. De certo, não expus a minha insegurança. Me mostrar incapaz diante de outros concorrentes seria admitir a derrota, muito antes de iniciar a jogada. Decidi manter a minha pose de "macho-alfa" e comentei: "Ah, se caísse na minha rede...". Os comentários prosseguiam e continuavam no mesmo tom machista que enxerga a conquista como um troféu. Naquela noite, eu precisava ter aquela mulher na minha estante. Alguns metros me distanciavam dela. O encantamento me tomou de uma forma que eu me encantei pelo seu semblante. De longe, não dava para reconhecê-la, mas eu tenho certeza de que não esqueceria uma mulher assim. De repente, a música ficou lenta. Senti vontade de pegar um drink e me aproximar, como quem não quer nada. Tomei coragem e fui. Quando chego mais perto, a surpresa: a mulher que tanto me roubou a atenção, durante a noite, não me era estranha. Me aproximei ainda mais e ela finalmente notou a minha presença, mas não fez questão nenhuma de me dar um "Oi. Como vai?". Se não fosse por consideração, que fosse ao menos por gentileza. Eu aceitaria a frieza, mas me doeu a indiferença. O sangue gelou e eu não tive coragem de ir além. Mil coisas passaram pela minha cabeça e os metros que me distanciavam de onde ela estava, linda como nunca havia visto, pareceram quilômetros. A mulher que se destacava entre as outras e que conseguiu prender a minha atenção por mais que 15 minutos era a minha ex. Nem sei se posso chamá-la assim pois, na verdade, nunca tivemos algo sério. Não por falta de interesse dela, mas por imaturidade minha. A fiz sofrer muito. Nunca fui de me importar, mas sei que fiz. Quando acabamos, ela chorou muito. Me pediu para voltar e eu acabava recusando as ligações, por estar ocupado durante a noite, com alguns amigos tão babacas quanto eu e umas mulheres iguais. Ela era diferente, mas cansou. Dias depois, recebi uma mensagem no celular. Ela era me dizendo que um dia eu ia me arrepender de tudo o que lhe fiz e que iria vê-la bem. Confesso que fui indiferente, mas ela tinha razão. Aliás, ela sempre teve razão. Eu quem fui tolo em perdê-la. Ouvi dizer que canalizou toda a decepção que teve comigo em empenho para estudar, se formar, ficar bonita e crescer. Dizem também que ela nunca mais permitiu que qualquer babaca fizesse ela acreditar, mais uma vez, no que não existe. Ela fez bem. De fato, ela nunca mereceu isso. Hoje está aí, formada, bem sucedida e independente. Eu continuo no mesmo lugar. Naquela noite, não só perdi o meu troféu, como reconheci que perdi um grande tesouro. A menina frágil, insegura e pegajosa é um mulherão. E eu? Eu continuo sendo o mesmo cara vazio. A diferença é que o jogo virou. O que eu jurava que nunca iria acontecer, aconteceu. 

(M.C.)

terça-feira, 24 de julho de 2012

O fim do mistério


Os homens parecem ter medo de mulheres que pensam, agem e falam. Não falo de todos, que fique bem claro. O ditado que "toda regra possui uma exceção" é de conhecimento de todos e se encaixa perfeitamente aqui. O problema está na maioria. Muitos homens parecem não se importar se a mulher que está do seu lado tem um bom papo, ideia na cabeça e algum grau de instrução. Atributos físicos e perfeitamente substituíveis por um outro pedaço de carne qualquer tomaram o lugar do conteúdo. A beleza de boca fechada tomou o assento das mulheres que sabem fazer algo além de assinar o nome. Injustiçadas e desvalorizadas, as mulheres acabam por achar que o problema é estar à frente. Numa tentativa frustrada de se igualar ou de "agradar", muitas regridem e sofrem por não serem reconhecidas por esses homens. É comum. Um cara vai te trocar por outra, a cada final de semana, se não souber lidar com o fato de você querer algo além de mentiras, promessas e incertezas. Quem não sabe manter, tem medo do descarte, por isso descarta primeiro. O homem que não é seguro de si não sabe segurar uma mulher, ainda mais se ela pensa. Eis a solução para o mistério que ronda a cabeça das mulheres: por que ele me trocou por ela? Porque ele não é capaz de manter você.

(M.C.)

Faça a diferença!


Tem gente que finge que não vê e disfarça quando escuta. O Mundo está sendo tomado por pessoas maquiadas e antes fosse daquelas que saem com água. Eu falo de caras pintadas de falsidade, hipocrisia e fingimento. Reclamo de quem sustenta o que não é para manter um relacionamento, uma imagem ou um status que não lhes pertence. Até quando? Onde se perderam as pessoas que não tem medo de serem o que são? Quem acabou o estoque de vergonha na cara, caráter e bons exemplos? Tá faltando quem seja de verdade, para fazer minoria quem é de mentira. Tá faltando gente para bater no peito e honrar o que diz. Falar é fácil. Fazer requer um pouco mais de esforço. Tem gente que tem medo de mostrar a cara limpa e a verdade oculta. Tem gente que se esconde em roupas bonitas e se camufla atrás dos carros de luxo. Ainda existem aqueles que fazem isso com o que é dos outros. E a gente se pergunta em quem confiar. E a gente quer saber quando as fantasias vão dar lugar à essência. Aparência já virou fardamento. Todo mundo usa. Todo mundo tem, em algum lugar do guarda-roupa, para exibir em locais onde a casca vale mais que o conteúdo. Tá faltando quem saiba falar por si próprio, quem tenha opinião e mostre a diferença. Querer todo mundo quer. Dizer todo mundo diz. Fazer é quem ninguém faz. O problema é que até o "ninguém" resolveu seguir a modinha e a gente não sai de onde está. E a gente se cala, quando deveria falar.

(M.C.)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

#Ficaadica


Você não precisa de roupas caras para estar na moda, assim como você não precisa se entupir de maquiagem se o que há por dentro não é tão atraente quando pode ficar o que há por fora. Beleza não supre a falta de caráter, assim como perfume não ameniza a podridão interior. No Mundo do "ter", se sobressai quem "é". 

(M.C.)

Respeite as minhas fases. Não invada o meu espaço. Entenda o meu silêncio. Não me prometa nada. Não entre sem ser chamado. Não fale o que não é capaz de cumprir. Ouça o que eu tenho a dizer. Olhe nos meus olhos. Perceba as minhas mudanças. Divida as minhas lágrimas. Multiplique os meus sorrisos. Me proteja. Me elogie. Note a minha roupa e o meu cabelo. Diga que não nenhuma outra é como eu. Me respeite. Me valorize. Me queira. Me faça companhia. Me faça feliz. Torça para o meu sucesso. Me ensine a entender os fracassos. Me dê a mão. Não cobre o que não pode oferecer. Não me prenda. Não me julgue. Não me deixe. Me mereça. Me conheça. Os outros só sabem o meu nome. Mergulhe! Essa é a diferença entre quem prefere a superfície e quem não tem medo da minha profundidade. 

(M.C.)

É complicado não desistir de tudo e conviver com mais perguntas do que respostas. É difícil estampar um sorriso quando as lágrimas são mais fortes. Quando o beco não tiver saída e o Mundo disser que não, alguém ainda vai te dizer que sim. É Deus. Força! 

(M.C.)

Deus não poderia ter inventado cicatrizante melhor do que o tempo. Nos presentear com um novo dia foi a forma mais eficaz que Ele encontrou para nos mostrar que tudo passa. Nós somos os responsáveis pelo que fica.

(M.C.)

domingo, 22 de julho de 2012

Fases


Talvez você não entenda, mas eu preciso ficar sozinha. É na minha própria companhia que as coisas se ajeitam melhor. Preciso aprender a dosar minhas expectativas. Esperar demais de quem é "de menos" é uma emboscada fatal e, quase sempre, me pegam nessas armadilhas. É por isso que eu gosto de ficar sozinha e conversar comigo mesma, para ver se meus ouvidos saberão captar melhor os planos. Além de ouvi-los, preciso colocá-los em prática. Preciso me reinventar, de vez em quando. Continuar na mesmice me faz adoecer. Estou cada vez mais seletiva, seja na companhia para um sábado à noite ou até os candidatos para passar o resto da vida comigo. Aliás, nem sei se ainda acredito nisso. O Mundo me tornou um pouco incrédula e causou um distanciamento de quase tudo que me colocaria vulnerável ao sofrimento. Nunca me dei bem com ele e a exposição demasiada à tais fases de provação me deixa assim, querendo e precisando ser mais minha. Talvez seja só isso que esteja faltando. Preciso entender que eu não posso permitir que o outro tenha uma porcentagem de mim que eu não estou pronta nem a dar para mim mesma. Doação demais acaba empobrecendo quem doa. É preciso que eu pense, acima de tudo, no meu bem-estar. E é por essas e outras que a solidão é uma boa companheira. Só ela sabe me dizer, com palavras ou não, aquilo que eu não me permito aprender em meio à barulheira das multidões. O Mundo está cheio de pessoas vazias e eu estou cada vez mais cansada delas. Às vezes, não há nada melhor e mais importante do que fechar-se um pouco. Olhar para dentro é muito mais vantajoso e seguro do que cegar com o que vem de fora.

(M.C.)

Idade não quer dizer maturidade


A sociedade impõe a ideia de que pessoas mais velhas são mais sábias e peritas a respeito de determinados assuntos e situações, mas o cotidiano nos mostra que não é bem assim. O Mundo está aí para provar que não é a idade que determina o quanto você é maduro e vivido, mas aquilo que você, com inteligência ou não, retira do que vive. Há quem tenha visto os maiores acontecimentos do Mundo e não saiba aquilo que isso influenciou em sua vida e há quem, desde a adolescência, carregue nas costas a responsabilidade da vida. Há quem se gabe dizendo que não se relaciona com pessoas mais novas e há quem prefira fazer isso por achar que quem tem menos idade é uma lousa em branco, tal como defendia Aristóteles e John Locke, em que se pode imprimir o que quiser. Errados, vivemos sob uma ditadura do tempo. Os ponteiros do relógio e a data de nascimento impressa em um papel qualquer determinam se somos maduros ou não. Rejeitando toda essa medição equivocada das experiências que nos fazem evoluídos e maduros, acredito que saiba mais não quem mais presenciou e ouviu, mas quem aprendeu, com o tempo e as circunstâncias que teve, o jeito certo de viver. É maduro quem honra o que diz, quem sabe o que quer ou, pelo menos, define o que não quer.  Idade é o peso que a gente carrega na cabeça e na alma. Daí o conceito de pessoas vazias. O que você armazena em sua mente é suficiente para você se considerar dono de si? O que você sabe te faz viver e agir melhor? É o tempo quem te administra ou é você quem o controla? Você é refém do que sabe e prisioneiro do que ainda não descobriu? Antes de julgar o que sou pela idade que tenho, saiba entender o que digo. Procure saber como eu vivo e debater o que falo. Tenho 18 anos de idade, mas muito tempo de história.

(M.C.)

O erro foi seu


Já faz um tempo em que olhar para o relógio e ver horas iguais não me faz achar que você está pensando em mim. Eu sei que você não está. Deixei de depender das notícias que eu vasculhava para ter oxigênio para viver. Você tinha ido embora e eu precisava me reconstruir, sangrando ou não. Doeu um pouquinho no início, confesso. Se não tivesse doído, teria sido em vão passar tanto tempo contigo. Você fez falta, mas eu tenho aquela velha mania de substituir facilmente os móveis e objetos, sabe?! Descobri que poderia ser igual com você. A nossa música, que embalou tantos beijos e tantas noites que nem sei como descrever, me parece indiferente. Não paro mais um minuto para pensar no tão famoso "se". Se você tivesse ficado. Se você estivesse aqui. Se continuássemos juntos. Por mais insistentes que eles tenham sido em minha cabeça, nenhum me trouxe você de volta. E eu me conformei que você nunca entenderia uma só palavra minha. E eu entendi que você não via em mim mais do que uma acompanhante bonita, inteligente e apresentável. Você não viu a mulher que escondo, atrás dos meu olhar profundo. Iria entender agora? Iria aprender a ser homem durante o tempo em que estivéssemos juntos? Eu precisava que você soubesse ser e me provar que é longe ou perto. Eu precisava de você nos domingos, na hora do jogo do seu time ou de madrugada, quando o medo do escuro me tornasse uma criança e eu não quisesse nada além de ouvir de você que tudo iria ficar bem. Você nunca esteve ali, comigo. No máximo, permaneceu do meu lado enquanto a bebida estava gelada e o céu estava estrelado. Você nunca me surpreendeu, por mais que a minha ilusão de achar que você era o homem perfeito tenha escrito, por nós, muitas linhas e histórias não vividas. Você foi metade e eu. Ah! Eu sempre fui sua por inteira. Eu achava que você merecia o meu melhor e você só mostrava que o problema não estava na minha entrega. Era você quem tinha medo de me tomar pelo braço e possuir meu coração. Você não sabia nada sobre amor. Nem amor próprio, nem por outra pessoa. Eu digo isso porque ainda te vejo dedicando à bebida e a esses teus programas de gente vazia o tempo que você dizia não ter para mim. Eu sempre fui a neurótica, pegajosa e carente que te incomodava demais. Que te queria e te amava demais. Você estava cheio de certezas, mas não foi capaz de me passar nenhuma. O nosso amor, por muito tempo, viveu pendurado nos fiapos do meu empenho em ser um casal. Você não havia deixado de ser solteiro em nenhum beijo nosso. Em nenhuma das vezes em que meu corpo, minha alma e meu coração estiveram à tua disposição. Desastrado e desatento, você deixou tudo cair. Como quem não sabe manusear e ter uma mulher, você conseguiu me deixar mais vulnerável do que quando estávamos juntos. Demorou, viu?! Você foi ator por muito tempo e eu fui mocinha em muitos capítulos de nós dois, mas desisti. Até os amores mais bonitos e generosos cansam de ser unilaterais. Depois de tanto tempo, você parece ter sentido que me perdeu. Ainda não sei distinguir se você entendeu o que fez (e o que não fez) ou se apenas sentiu falta, tardiamente, de alguém para te ensinar a ser melhor do que tu és. É certo que tu irias fraquejar, mas eu não esperava que fosse tão cedo. E continuo não esperando que você bata à minha porta. Seria inútil e você sabe. Teu brinquedo quebrou, de tanto ser jogado ao chão. 

(M.C.)

sábado, 21 de julho de 2012

Um dia, alguém vai te dizer...


Senta aqui, comigo. Me fala das tuas dores e por onde você tem andado. Conta para mim os segredos que muitos não quiseram ouvir. Sonha comigo os sonhos que fizeram você desistir de sonhar. Senta aqui, não tenha pressa. Eu prometo demorar, na tua vida, mais que um momento. Confie em mim, certa de que eu não usarei o que você me disser contra você, no futuro. Me olha nos olhos. Que medo é esse que você tem de encarar as pessoas? Que medo é esse que te invadam e te conheçam? Senta aqui e conta dos teus projetos mais bonitos. Terei tempo para ouvir os teus medos e ombro para que você derrame as lágrimas que você tem guardado. Fala para mim o que há tempos você vem engolindo. Me conta o que você quer ser, quando crescer. Eu sei que você ainda é uma menina. Peça um drink, um suco ou até um chá. Não tenha pressa de fugir dos meus braços como  quem foge da cruz. Diferente dos outros, eu não vim para roubar algo de você. O que vim fazer vai muito além disso, mas você precisa dizer que sim. Eu sei que é pedir muito. Eu sei que você não abre as portas da sua vida tão facilmente e eu não estaria aqui, insistindo em bater, se você fosse diferente. Eu me encantei pela tua beleza que ecoa de dentro. Eu também sei que você está desenganada por ninguém notá-la. Já te disseram que seus olhos são lindos? Aliás, não há o que não seja lindo em você. Admiro o teu silêncio, o teu jeito suave de gritar "me salve desse mundo incrédulo" a cada vez que você me olha e, como quem tem medo de algo, desvia o olhar para baixo. Eu sei que é mais confortável ficar onde muitos te fizeram acreditar que é o teu lugar. Não é bem assim, menina. O que venho falar tenho confirmado desde que te vi. Não te seguiria até aqui se você não tivesse me encantado. Eu não dedicaria horas e horas do meu dia para aprender o teu repertório de músicas favoritas se não quisesse cantar contigo muito mais do que as melodias conhecidas. Eu cheguei, na tua vida, para fazer rima. Eu não te peço muito. Senta aqui e ouça o que eu tenho a te falar. Permita que eu me aproxime e que, acima de tudo, eu tenha espaço para ser o   homem que você pensou que nunca ia conhecer. Vim te oferecer um pacote: um "eu" cheio de defeitos e imperfeições acompanhadas de algumas qualidades. Um jeito meio sem jeito de querer me aproximar de quem, desde o início, me fez mudar o rumo. Um cara, criado pela noite e educado pela vida,  disposto a ancorar no teu porto. Um alguém disposto a mergulhar nas profundezas da tua vida. E  só um pedido: me dê a mão. Me diz qual é o melhor caminho para chegar ao teu coração...

(M.C.)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

ESPAÇO EXTERNO


"Se você estiver ocupado demais para me ligar, eu vou entender. Se você não tiver tempo para me mandar mensagens, eu vou entender. Se você tiver fazendo algo mais importante e não puder me ver, eu vou entender. Se você fingir que não está nem ai pros meus sentimentos e continuar me ignorando, eu vou entender. Se você continuar desperdiçando seu tempo de vida com coisas fúteis, eu vou entender. Mas se eu parar de te procurar, aí é a sua vez de me entender."

(Tati Bernardi)

quinta-feira, 19 de julho de 2012


Tantas promessas quebradas, rostos desconhecidos, mãos separadas, nós desatados, elos rompidos, laços desfeitos e a gente se pergunta porque a vida é assim. Eu vivendo sem você. Você prosseguindo sem mim.

(M.C.)

Nos braços do Pai


Eu sei que você errou, minha pequena. Quem não erra, não é verdade?! Não se culpe por isso e nem ouse achar que isso te faz menor. Só Eu sei o quanto você é grande. Quando os joelhos fraquejam e se dobram, Eu sou solidário ao seu sofrimento. Eu NUNCA te deixei sozinha, mesmo naquelas noites em que você chorou e se perguntou porque Eu não estava ali, ao teu lado, enxugando tuas lágrimas. Eu deixei que elas caíssem para que você aprendesse quão valioso é o teu sorriso e que ninguém pode arrancá-lo de você. Eu te ensinei, através do tempo, que a felicidade não está do lado de fora. Assim que você nasceu, Eu plantei essa sementinha em você. Você só precisava regá-la, mas esqueceu de fazer isso por achar que estaria em um outro alguém que não fosse você. A vida é assim, minha menina. Não deixei de te acompanhar em nenhum dos teus passos e tenho visto os teus tropeços, assim como tenho me orgulhado das tuas conquistas. É muito bom saber que existe muito de Mim dentro de você. Quando você achou que estava sozinha, foi a Minha força que te fez levantar. Em todas as vezes que te magoaram, foi a Minha mão que te segurou. E você superou, tá vendo?! É por isso que Eu te chamo de filha e vigio o teu sono, só para ter certeza de que as noites de escuridão não sejam maiores que o clarão do Meu amor por você. Quando você achar que não há mais saída, volte para os meus braços e Eu saberei te guiar. Não se envergonhe se você achar que não sabe falar comigo. Eu não preciso das tuas palavras, pois sondo o teu coração. Eu sempre te reconhecerei e te receberei em meus braços, mesmo que, por escolha sua, você tenha se afastado de Mim. O meu amor de Pai não te decepcionaria, filha. O Mundo é quem faz isso e, ainda assim, você demora tanto a voltar para Mim. Acredite, mesmo diante das tuas falhas, Eu nunca deixei de te amar. Porque você ainda tem tanto medo de me procurar?

(M.C.)

Quando não tem que ser, não é...


Duro é quando a gente tenta, em vão, fazer um esforço duplo. É mais do que certo que determinadas coisas não foram feitas para prosperar, o problema está no fato de sermos falhos em entender essa realidade. Quem dera que tudo dependesse do nosso empenho. Amores seriam correspondidos, amizades não seriam desfeitas e o coração nunca iria sofrer com decepções, mas a vida é muito mais preto e branco do que isso. Muitas vezes, não é vantajoso esticar uma relação ou remendar de qualquer forma só para impedir que o tempo leve embora os nossos apegos. De tudo, o que não pode ir embora é o amor que você tem por si mesmo, o resto se molda. Deus tem uma forma bonita de traçar o melhor para nós e nem sempre compreenderemos seus planos, pelo menos agora, enquanto você espera por agilidade e Ele opera com a perfeição. Só nos resta acreditar e entregar nas mãos dEle aquilo que exige muito de nós e que, na maioria das vezes, não nos deixa nada além de dúvidas. Não se desespere. Não desanime. Se o tempo não é de bons ventos, não feche a janela. Aprenda com o que é ruim a agradecer e reconhecer a chegada do novo. Deus não é indiferente à sua dor e sabe dos seus desejos antes mesmo de você conversar com ele. Não se afobe com urgências desnecessárias ou se desgaste para manter algo ou alguém na sua vida mais do que o tempo determinado por Ele. Quando Deus não permite que você sofra, Ele se encarrega de retirar da sua vida o que não lhe convém. Insatisfeito, você ainda reclama e se pergunta porque com você. Aceite que muitas obras Divinas fogem ao seu entendimento, mas farão bem à você. Quando não tem que ser, não é.

(M.C.)

quarta-feira, 18 de julho de 2012


Beleza até faz com que você se aproxime, mas conteúdo garante que você permaneça. É simples.

(M.C.)

terça-feira, 17 de julho de 2012

Amor e liberdade


Eu não te espero com a missão de que você possa completar o que falta esse mim. Todo esse tempo em que eu fiquei sozinha, tentei ficar o mais inteira possível para você não achar que precisa suprir alguma falta minha. Deixe suas incertezas e medos do lado de fora. Sua mãos, tão lindas e delicadas, não precisam carregar tanta bagagem. Eu só quero que você me traga amor e uma vontade de crescer junto a mim. Não exijo de você além do que eu posso dar. Sim, eu acho que o amor é uma troca. Eu te dou uma chance e você faz isso por você e por mim. Eu posso te fazer feliz no dia-a-dia, até naqueles momentos em que você achar que nada te arrancaria um sorriso. Esqueceu que eu ainda sei como fazer isso? Não acredito nessa história de que nascemos um para o outro. Não! Nós nascemos para nós mesmos e isso nos permitiu descobrir como é melhor se ficarmos juntos. Eu posso te ensinar a amar e você me ensina a ser amada, mas sem cobranças e expectativas que borram sonhos. Eu fiz do meu amor calmaria, só para não correr o risco de te perder em meio à minhas urgências. Você não é uma necessidade, mas tem sido bom descobrir que necessário mesmo é a gente saber que mesmo não precisando de um alguém para viver, é sempre bom descobrir que o desejo e a vontade de ficar juntos é uma escolha. Nosso amor começou a dar certo quando nós rasgamos os contratos e passamos a viver sem amarras. Eu amo a minha liberdade, mas isso não me impede de amar você.

(M.C.)

segunda-feira, 16 de julho de 2012


Mas se quiser ir, não olhe para trás. Eu também não olharia. Difícil pensar em futuro com os olhos presos no passado. Fixada em você, eu tropeçaria. É por isso que eu entendo a tua cabeça baixa e o teu medo de me encarar. É medo de fraquejar, não é?! É aquela incerteza irritante do "se" que as nossas lembranças plantaram em você. Eu sei que você não tira a fantasia de "cara forte" nem para dormir, mas sei que você pensa em mim. Aí, quietinho, para ninguém ver que o homem de lata tem coração. Reconhecer isso seria admitir fraqueza e, certamente, você não suportaria, mas suportou muito mais. Suportou me perder para uma necessidade tola que tu tens de confirmar em mil bocas e mil corpos o que você sempre gostou de receber de mim. Tua boca disse adeus, mas você continuou em mim. Tenho certeza que nossa música ainda te embala em nossas lembranças, assim como as nossas fotos te fazem lembrar das risadas boas e bobas que eram só nossas. Continuo sorrindo sem você, mas é por saber que você está bem. Bem longe, talvez. Aprendendo com o Mundo o que eu sempre disse para você. Tô olhando para a porta, sabia? Cedo ou mais tarde, vou te ver bater e entrar. Não vai ser mais para pegar algum objeto esquecido, mas para dizer que eu sempre estive certa. Aqui sempre será o seu lugar.

(M.C.)

domingo, 15 de julho de 2012

Dia do Homem


Dia do Homem? Acho justo. Aliás, justíssimo. Só lamento por muitos não terem o prazer de comemorar. Ser homem vai além de gênero. A masculinidade não está em quantas você pega. Fácil demais. Assim como você, muitos outros repetem a façanha. Parece clichê, mas homens de verdade são aqueles que se sentem completos e, por saber disso, não precisam sair à caça. Não estamos mais nos tempos da cavernas. Quem não for digno de comemorar e receber as felicitações pelo dia de hoje, não fique triste. 12 de Outubro vem logo aí para vocês ganharem brinquedos e festejarem a criancice. Aos demais, parabéns. Está cada vez reconhecer um homem numa terra em que só se aprende a ser macho.

(M.C.)

ESPAÇO EXTERNO


Ele vai te deixar como nenhum outro deixou. Seus lábios suave beijarão seu rosto e correrão para os seus ouvidos, sussurrando dirão "eu te amo", e você nunca mais saberá como esquecê-lo, então será o começo de tudo. Ele te levará as nuvens e fará com que você tire os pés do chão, irá conduzir você aqueles lugares que você sequer acharia que chegasse. Sua perícia com os olhares, suas habilidade com as palavras, seu sensacionalismo sentimentalista, sua preparação com a voz te ludibriará de maneira tão intensa que você terá mais certeza que ele te ama do que a veracidade do seu próprio nome. Ele construirá seu poema na tua cabeça, moradia nos teus pensamentos, residência nas suas lembranças, habitação no seu dia-a-dia, lugar nas tuas conversas, presença no teu olhares, ambiente nas tuas crises, local nas tuas alegrias. Você dirá o tempo todo que ele é opção, mas saberá dentro de si que já não tem mais essa escolha. Ele é incrível, é falante, é forte, sensível, te ouve, te escuta, sabe o que você quer, fala o que quer ouvir. O cheiro natural do seu corpo é fragrância única na sua coleção, você retorce as sobrancelhas, comprime o diafragma, inspira, fecha os olhos e pelas narinas é conduzida ao reduto de suas ausências. A sua voz é suave ,grave, forte, máscula, marcante, metálica, envolvente, ela entra minúscula nos seus ouvidos e já meche com todo seu corpo. Seu sabor é doce, picante, atrativo, venenoso, voraz, voluptuoso. Seu toque é quente, pulsante, arrepiador, congelante, versátil, vibrante, é único. Ele já tomou conta de todos os seus sentidos e mesmo assim você não tem sentido isso.

(Fonte: Facebook)

sábado, 14 de julho de 2012

Só liguei porque...


Eu queria que você soubesse que eu lembrei de você quando a nossa música tocou. Mesmo não querendo, você invadiu os meus pensamentos e me fez ter saudade do sorriso, do cheiro, do abraço. Tanto tempo já passou e eu continuo associando a você quando ouço a palavra saudade. Das que eu abrigo no peito, você é a mais doce. Já consegui te perdoar pelas tuas faltas e por você nunca ter estado comigo quando eu só precisei da tua mão. Queria que você soubesse que você é importante, mesmo você preferindo achar que não é e confirmando isso a cada garota fútil que você conhece e te tem como mais um. Elas não lembrariam de você como eu lembro, todos os dias. Gosto de saber se você tem se alimentado bem, se tem dormindo 8h por dia e se tem se divertido. Eu gosto de ver você feliz, mesmo sabendo que ninguém faria isso por e com você melhor do que eu. Você nunca quis enxergar, mas eu sempre estive ao seu lado. Fiz de tudo para estar junto contigo, mesmo que fosse dividindo sua atenção com a tv ou com alguém a mais. Eu me sentia em casa contigo, onde quer que estivéssemos. Você tinha o dom de me fazer esquecer que existia algo além de nós e eu torci muito para você também pensar assim, mas o meu amor não foi capaz de te fazer enxergar que o nosso Mundo tinha mais a te oferecer do que aquele que você escolheu quando bateu a porta, me dizendo adeus. Tentei não chorar, mas as lágrimas invadiram meu rosto e me fizeram companhia quando você levou embora o meu sorriso bobo. Você foi embora sem me dar a chance de te fazer feliz. Você fez exatamente o que eu temia e o que te pedi tanto para não fazer. Você brincou comigo. Foi pra mim que você disse "nunca mais" quando me trocou por um momento e, mesmo assim, ainda é em você que eu encontro paz, quando os meus dias parecem tumultuados demais. Você continua me fazendo sorrir, mesmo que esteja tão longe. Eu lembro dos nossos poucos e preciosos momentos como quem tem a certeza de que fez de tudo. Que pena que meu tudo não foi nada para você. Se eu tivesse ido além, talvez tivesse sido pior. Eu tava caminhando apressada e você havia demonstrado cansaço muito antes que eu pudesse falar de futuro. Você não entendeu que, por você, eu queria apagar os erros do passado e construir algo novo. Eu queria andar de mãos dadas contigo e esquecer que o tempo passava, lá fora. Eu frequentaria os almoços em família, encararia longas conversas com a sogra e ficaria contigo, em uma sexta-feira à noite, sem fazer nada. Você seria a minha melhor escolha e os nossos momentos seriam a melhor programação paras as minhas noites. Eu dançaria contigo, mesmo sem  música. Eu choraria as tuas perdas e vibraria com teus êxitos com o mesmo amor e orgulho que faria a tua mãe. Mesmo admitindo que é errado, eu te confesso que me adequaria a você e talvez esse tenha sido o meu maior erro. Por gostar e te querer tanto, esqueci que deveria cuidar de mim. Te enxerguei tanto, a ponto de fechar os olhos para mim. Você não enxergou nenhum dos nossos planos e, por você, eles continuam apenas na lembrança. Eu lembro de você e de como eu me sentia feliz e, às vezes, queria que o tempo voltasse. Não sei se você ficaria ou se eu deixaria o meu orgulho de lado para pedir que você demorasse mais um pouco, na minha vida, mas eu seria feliz uma vez mais. Eu seria feliz se você dissesse sim para mim. Logo eu, não calejada pelas negações da vida, estava disposta a lutar pela tua permissão. Na minha vida, você entrou sem ser anunciado e eu preferia nunca ter escutado a tua voz a ter que ouvir dizer "Não dá mais... Estou indo embora". Mas você é importante para mim. Você continua sendo o primeiro pensamento que me invade a cabeça quando alguém fala em felicidade ao lado de alguém ou me pede para fazer um pedido. Eu queria ter mais velas encima do bolo ou menos orgulho para te pedir que fique. Para te dizer que você continua sendo lembrança viva na minha caixinha de saudades. Eu só queria que, por um instante, isso importasse para você. (O telefone ficou mudo, as palavras fugiram e a garganta ficou seca. Não tive mais coragem de falar nada. Desliguei.)

(M.C.)

ESPAÇO EXTERNO


‎"…Mas se eu tivesse ficado, teria sido diferente? Melhor interromper o processo em meio: quando se conhece o fim, quando se sabe que doerá muito mais — por que ir em frente? Não há sentido: melhor escapar deixando uma lembrança qualquer, lenço esquecido numa gaveta, camisa jogada na cadeira, uma fotografia — qualquer coisa que depois de muito tempo a gente possa olhar e sorrir, mesmo sem saber por quê. Melhor do que não sobrar nada, e que esse nada seja áspero como um tempo perdido.Tinha terminado, então. Porque a gente, alguma coisa dentro da gente, sempre sabe exatamente quando termina. Mas de tudo isso, me ficaram coisas tão boas. Uma lembrança boa de você, uma vontade de cuidar melhor de mim, de ser melhor para mim e para os outros. De não morrer, de não sufocar, de continuar sentindo encantamento por alguma outra pessoa que o futuro trará, porque sempre traz, e então não repetir nenhum comportamento. Ser novo…"

(Caio F. Abreu)

Desculpa de quem não tem interesse em procurar é dizer que nunca é procurado!

(M.C.)

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Eu e você


É incrível como nós não nos parecemos nem um pouco e, mesmo assim, nos reconhecemos um no outro. Eu adoro o teu jeito bobo e você curte a minha mania de querer tudo certinho, como se eu pudesse controlar o Mundo. Já me acostumei com teus lapsos de memória e com o fato de você viver esquecendo as nossas datas de aniversário, mas não resisto quando você sorri e me pede, com aquele jeitinho que é só seu, para eu te desculpar mais uma vez. É incrível como a gente se encaixa, mesmo com tantas diferenças e pequenos detalhes. É incrível como a gente se entende, mesmo sem dizer uma só palavra. Você foi feito para mim e eu fui feita para você, assim, sem contratos ou cobranças, mas de um jeito doce. Adoro o teu cheiro, mesmo quando você dispensa o perfume. Adoro o teu cabelo solto e as tuas pernas entre as minhas, quando o clima esfria e a noite pede filme. Admiro o teu jeito de querer aprender mais e mais e tenho me empenhado a te ensinar o que eu sei, mesmo que eu só saiba te amar. Gosto de ouvir você cantar, mesmo que você desafine. Só sei dançar contigo, mesmo que não haja música e a pista de dança seja a sala da nossa casa. Como não amar você? Como não ver você em cada minuto da minha vida, caminhando comigo e me fazendo feliz? Descobri que a felicidade reside nas coisas simples. Nós não temos mais a obrigação de sermos perfeitos, mas temos a certeza de que fomos feitos um para o outro. Eu nasci para o teu amor e você vive para me amar, como se não existisse algo que nos fizesse mais felizes e completos do que isso. E não existe.

(M.C.)

O romance virou comédia


Eu quis aposentar meu celular, só para não viver cativa do esforço maior que eu que era não te ligar. Entre todas as minhas tentativas, você foi a mais frustrada. Fiz mil planos para nós dois e até um esboço de futuro em que poderíamos ser felizes, longes das nossas bobagens e mais maduros do que dois adolescentes. Eu segui e você ficou, submerso em um passado que não me permite te resgatar, por maior que tenha sido o meu esforço em nadar até o fundo do poço para te tirar das minhas lembranças e te trazer de volta à minha rotina. Você não quis. Aliás, você nunca quis. Enquanto eu era a menina tola que queria agradar, você era o babaca que testava suas mentiras às custas do meu amor. Fui ingênua e servi de palhaça para você por um bom tempo, até que você decidiu desaparecer da minha vida. Você não foi homem nem ao menos na hora de ir embora. Sem olhar para trás, arrancou-se da minha vida e apagou a nossa história como se tivesse sido responsável por uma só linha escrita. Você nunca construiu nada e, mesmo assim, ousou destruir o que eu havia arquitetado. Aos olhos do Mundo, você parece ter saído na vantagem. Errado! Quem ganhou foi eu. Eu ganhei o direito de reconstruir a minha vida sem a tua interferência e você perdeu, não só uma grande mulher, mas a oportunidade de parar na vida de alguém e de aprender a ficar. Na verdade, o que caminha contigo é o medo de amar e ser amado. Com vergonha de vestir a carapuça de covarde, você exibe a fantasia de palhaço. Eu conheci a tua cara limpa. Para mim, você apresentou o espetáculo sem máscaras. Ao invés de encenar o meu drama, eu pude rir e aplaudir a comédia que você ainda insiste em chamar de vida. É rindo que eu vou estar na platéia quando você, de cara lavada e sozinho, fechar as cortinas do seu espetáculo. Talvez eu seja a única a esperar, no teu teatro vazio, para presenciar a tua derrota. Sim, com a juventude indo embora  e maturidade cobrando postura, você vai se ver sozinho. A platéia mundana terá ido embora. Não te sobrarão mulheres ou dinheiro quando a fama, a   banalidade que tu vives e o frescor tiverem ido embora. Eu poderia gargalhar da tua falência ou chorar contigo pelo teu drama, mas aprendi, entre tantas coisas, que você não merece nada além da minha compaixão. É com este olhar de piedade que eu vou ver as cortinas se fecharem, as luzes apagarem e você cansar de repetir o mesmo papo para todas. Todos terão conhecimento do que fizestes, pois quem planta, é obrigado a colher. Sinto pelas tuas sementes não terem gerado bons frutos e por você ter perdido a oportunidade que te dei. Eu poderia te falar de amor e dos nossos planos, mas você preferiu que minha boca servisse apenas para dizer que você me ensinou, entre tantas coisas, que amadores não sabem lidar com veteranos. Você era inexperiente em amar e eu sempre mereci alguém que fosse capaz de fazer que eu me sentisse amada. Era grande a minha espera e pouca a tua bagagem. E o erro não foi meu. Esse poderia ter sido um belo roteiro de romance, mas você só tinha vocação para palhaço. Juntei as nossas lembranças e fiz comédia às tuas custas. Você saiu da minha vida sorrindo e me deixou chorando. Eu sempre te disse que o Mundo da voltas. Hoje, quem ri de você sou eu.


(M.C.)

O que restou de nós dois


Essa pode ser a última vez que você recebe notícias minhas. Pedi ao carteiro que esquecesse de entregar as minhas cartas e prometi a mim mesma não lembrar mais do teu endereço ou simplesmente esquecer que ainda sei traçar algumas linhas. De agora em diante, prometi que elas não seriam mais endereçadas a você. Confesso que conheci muita gente e você deve ter visto algum vestígio por aí. Provei de outros sabores, me encantei por outros perfumes, mas nenhum era o seu. Foi inútil vagar por outras bocas ou caçar em alguma outra nuca o teu cheiro, que nunca saiu de mim, mesmo depois das roupas serem lavadas e do tempo ter levado embora até as últimas gotas de suor que sobraram em nossos lençóis. Você continua sendo a saudade que ainda me faz apanhar, mesmo que eu tenha o hábito de me proteger com as armaduras que os outros caras me obrigaram a usar. O tempo mudou a tua menina, mas não me fez menos sua. Continuo preferindo teu abraço a qualquer afago que possa vir de fora, mas você insiste em ser apenas lembrança. Você ainda não descobriu quão tolo você foi em me perder. Me atirar no Mundo e, certamente, nos braços de outro, se eu nunca quis largar os seus. Eu tive que me desdobrar em mil para não cair. De tudo, você sempre elogiou a minha força. De nós, foi tudo o que restou. Não sei porque o telefone ficou mudou e a distância aumentou, mas ainda lembro que você me fazia mulher como nenhum outro e eu gostava de ser sua, mesmo amando ser livre. Você pode ter leiloado a poucos tostões a mulher que faria de tudo para te ver feliz. Você pode ter deixado o tempo e o vento levarem embora quem sempre fez de tudo para provocar um sorriso teu. Eu fui feliz ao teu lado e acreditava que poderia ser até o fim dos meus dias. Na minha bolsa, até carregava as cores que seriam necessárias para pintar a nossa vida de amor e alegria, mas você escolheu ser apenas um desses casos em que a gente conta, com lágrimas nos olhos, e diz que superou. Eu esperava falar de você sem ter que dizer que te esqueci e que tudo passou. Eu esperava não ter que me reerguer e escapar do abismo em que você me atirou, dando às costas ao nosso Mundo e anulando os nossos planos. Eu esperava falar de nós sem ter que dizer que houve um ponto final. Para mim, você poderia ter sido a melhor melodia, mas escolheu ser silêncio. 

(M.C.)

ESPAÇO EXTERNO


Esperto não é aquele que perde seu tempo contando suas vantagens, esperto é aquele que observa tudo em silêncio, aprimorando sua inteligência e aprendendo o que é certo e errado. Bobo é quem pensa estar enganando. Esperto é aquele que finge ser enganado.

(Fonte: Facebook)

quarta-feira, 11 de julho de 2012


O contraditório é que a gente diz "livrai-me de todo o mal" e reclama quando Deus atende o nosso pedido. Nesse momento, pode ser aquele amigo que jurou ficar para sempre ou até aquele amor em que apostamos todas as nossas fichas e as quem nem possuíamos ainda. A vida é uma eterna confirmação. Quando tudo vai embora, você confirma que o que deveria ficar é também aquilo que te motiva a prosseguir: você mesmo! No final das contas, é só isso que importa.

(M.C.)

terça-feira, 10 de julho de 2012

Estrada da vida


Deu vontade de falar de amor, saudade, lembranças, desapego, mas isso seria repetitivo e desnecessário demais. Resolvi falar de mim, que é quem sempre me faz companhia quando o "para sempre" foi embora, me devolvendo a parte mais interessante e que nem sempre a gente dá valor: a nossa vida. Longe de adereços substituíveis e figurações dispensáveis, a gente aprende a ser essência. É naquele momento em que os amores eternos vão embora e os amigos para sempre se distanciam que a gente aprende a fortificar o "eu". Na verdade, é só disso que a gente precisa. Espalham por aí que Deus não nos dá uma carga além da nossa resistência e o tempo tem me confirmado isso. Vez ou outra, o destino apronta comigo, me roubando as incertezas e me ensinando a reconstruir, mais uma vez. Farei isso quantas vezes for preciso, mas não mais para mostrar aos outros que eu não caio, mas para provar para mim mesma que eu não fico mais no chão. Se forças devem me tirar do buraco, aprendi que elas devem partir de mim. Prossegui, acreditei e cheguei até aqui, mesmo que não tenha sido ao lado de quem eu, inocentemente, achei que estaria comigo até as últimas. Não os perdi, mas me livrei. Bagagens desnecessárias devem ser descartadas ao longo do caminho para que o percurso fique mais leve. Não me importo que pessoas tenham escolhido ficar, em algum momento no passado. Hoje, entendo que Deus só estava me mostrando um jeito certo de prosseguir e quem me deixou só estava me ajudando a continuar. 

(M.C.)