quarta-feira, 17 de julho de 2013

Feliz e sozinha


Sempre fui do tipo de mulher que achava que precisava de alguém pra ser feliz. Na verdade, deixei de acreditar nisso há pouco tempo. Hoje, se você me perguntar se estou bem assim, responderei que estou. A surpresa é que a resposta vem de dentro e não mais para satisfazer um desejo de parecer indiferente e desapegada. Pessoas que precisam passar essa imagem são carentes e até conseguem enganar meia dúzia de desconhecidos, mas nunca a si mesmo. Deixei de mentir pra mim e aceitei que a vida é muito mais do que andar de mãos dadas. Ser feliz transcende uma mudança de status ou um passeio no shopping, no dia de domingo. Talvez, ser feliz seja mesmo saber que você não precisa de alguém, mas que as pessoas que estão contigo permanecem, mesmo sabendo disso. Ser feliz sozinha é ser feliz pra si e não porque o outro precisa que você sorria o tempo todo, pra se sentir responsável pelo teu bem estar. Ser feliz sozinho é ter a liberdade de fazer escolhas só suas e não entender tudo isso como egoísmo. Com o tempo, você aprende que nem todos os planos só funcionam se forem feitos em par e que boa parte das mulheres bem-sucedidas e felizes, desse Mundo, já sofreram por alguém e prosseguiram. Ser feliz sem precisar de um alguém pra te completar é saber que você é inteiro e que ninguém, senão você, tem a responsabilidade de te proporcionar algo, muito menos felicidade. As experiências dessa vida servem para que você entenda que a tua companhia, por vezes, é mais aconchegante do que dormir de conchinha. Às vezes, condicionamos nossa felicidade a um outro alguém de tal forma que, quando os elos se rompem, nós achamos que nossa vida também está fadada ao fracasso. Estranho é olhar pra trás e não perceber que metade do tempo que você perdeu fazendo drama poderia ser aproveitado de outra forma. Até ontem, eu tinha medo de prosseguir sozinha. Hoje, eu sei que estou apenas solteira e que isso, por si só, elimina qualquer possibilidade de solidão. Não que eu tenha pavor de vínculos ou ache que relacionamentos não são bons. Muito pelo contrário. O que eu quero dizer é que o tempo ensina que a felicidade ao lado de alguém é bom, mas descobrir que você pode (e deve) ser feliz sozinha é magnífico... E totalmente possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário