domingo, 30 de dezembro de 2012

Pare e pense! Num Mundo de iguais, seja diferente!


Qualquer uma dessas mulheres "normais", no auge dos 20 anos, estaria preocupada em arranjar um bom marido, escolher o nome dos filhos e até mesmo sonhar com a festa de casamento. Sabe o que eu acho disso tudo? Perda de tempo! Existem outras coisas mais importantes do que relacionamento e planos futuros, assim como existem outros valores na mulher do que saber cozinhar, bordar e ser uma boa esposa e mãe pros filhos de alguém, até porque os homens não se preocupam mais em serem escolhidos pra isso. A grande verdade é que a mulher de hoje não quer  ser só boa "parideira" ou esposa modelo pra sociedade. A mulher do século XXI não precisa andar de mãos dadas com alguém pra ser respeitada. A mulher de hoje pensa, trabalha e tem outros planos além de constituir família. Existem outras obrigações além de ser a mocinha da novela das 6, para uma sociedade que não abre espaço pra isso. As coisas mudaram, mas a mentalidade de alguns continua presa no passado. Vejo homens saindo pra balada e fazendo coleção de mulheres e são esses mesmos caras que abrem a boca pra dizer que não há mulheres que prestem. Há homens que prestem, queridos? Não é feminismo, neste caso, mas apenas uma constatação. Se fosse, não haveria problema nenhum. Por muito tempo, fomos cativos do machismo e aceitávamos de cabeça baixa o que era dito, então abram alas pro feminismo. Melhor que uma mulher submissa e previsível é uma mulher que pensa. O grande problema é que poucos homens são "machos" o suficiente para aguentar estar ao lado de uma mulher que tem opinião própria, não se limita ao que os outros pensam e tem atitude. As mulheres contemporâneas não querem mais um marido, querem espaço! E isso vem sendo conquistado, por mais que muitos homens ainda se preocupem em acompanhar as tendências da moda, mas não estejam tão preocupados em renovar também a mentalidade. Crescemos, evoluímos e ganhamos espaço. Tenho um leque de assuntos para os mais diversas conversas em mesa de bar, ao lado dos seus amigos. Ao invés de falar de dotes culinários e manuais, se orgulhe da minha inteligência. Se orgulhe de ter uma mulher empreendedora e eficaz ao seu lado, ao invés de um exemplar de porcelana que ornamenta a tua empoeirada estante de mulheres comuns. No auge dos 20 anos, a minha preocupação não é arranjar um namorado, noivar, escolher igreja  mais tradicional e ter uma penca de filhos. Existe um "eu" antes de tudo isso e ele não precisa de plurais. Não preciso mais me encaixar num convencionalismo hipócrita de uma sociedade que ainda é cativa das correntes machistas que nos fizeram prisioneiras. Há quem ainda estranhe, aponte o dedo e torça o nariz, mas eu quebrei as minhas. Quer saber? Não estou nem aí para o que vão achar do que eu penso, digo e prego! Quando a gente tem certeza do que é, o que os outros imaginam que seja já não tem tanta importância. És sinônimo de força, ícone de garra e podes o que quiser. O Mundo é teu: teu nome é MULHER!

(Marílya Caroline)

** Atendendo a uma sugestão de uma queridíssima leitora e, como não poderia ser diferente, dedico esse texto à Camila Carneiro. Obrigada pela participação! **

Um comentário:

  1. Obrigada Marílya, contemplou demais meu pedido. Vou socializar :)
    Por: Camila Carneiro

    ResponderExcluir